Multirão de castração em cães e gatos

12 abr

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Americana realiza castração de cães e gatos desde a última sexta-feira. Até agora cerca de 680 animais foram cadastrados pelos proprietários. Mas as inscrições ainda podem ser feitas pelos interessados. A previsão é de atender mil animais. O objetivo é fazer o controle populacional dos bichos de estimação.

O coordenador do CCZ, Fernando Vicente Ferreira, disse que está dando continuidade ao programa de bem-estar dos animais com o mutirão da castração. São realizadas cirurgias em gatos macho e fêmea e na cadela e castração química nos cães machos.

No cachorro macho é realizada a castração química, com aplicação de uma injeção de gluconato de zinco nos testículos. Segundo o coordenador, o animal não sente dor, não há necessidade de pós operatório e o sistema é muito limpo. E a cirurgia realizada pela equipe de veterinários é menos evasiva e em sete dias o local da cirurgia está cicatrizado.

No primeiro dia de atendimento no CCZ foram realizadas 110 castrações, além de implantação de microchips e aplicação do infertis.  No sábado foram realizadas castrações de mais 120 animais no Bairro Cidade Jardim, além da implantação de mais 150 microchips e 25 castrações químicas, além de atendimento a animais de rua.

Ontem o ônibus itinerante ficou estacionado na Praça Comendador Müller, no Centro, com previsão de atendimento de 180 animais. Até 10h foram realizadas 65 castrações de gatos. Seriam implantados 100 microchips. Hoje o mutirão foi realizado no Supermercado São Vicente, no São Vito.

Os interessados em castrar ou microchipar os animais devem ligar para os telefones (19)  3467.1868, 3467.2344 ou 3467.1187, para fazer o cadastro. O proprietário tem de ser maior de 18 anos, residir em Americana e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. O animal deve ficar preso e sem ingerir água e nem comida 12 horas antes do procedimento.

A orientação de Fernando é para as pessoas irem sem pressa e dedicar o dia aos cuidados com o animal de estimação, porque são muitos a ser atendidos e pode demorar um pouco. A ordem de chegada é respeitada, garantiu.

Nas clínicas veterinárias a castração pode custar R$ 120 em gato macho até R$ 350 numa cadela pitbull fêmea com 30 Kg, comparou o coordenador. “É um serviço extremamente necessário porque evita esse monte de animal que tem na rua”, disse Fernando.

CONFIRA AS DATAS E OS LOCAIS DO MUTIRÃO:

05/04: Praça Benedito Ribeiro Pires (Rua João Berneistein – São Vito). Ao lado do supermercado São Vicente.

15/04: Ginásio de Esportes do Jardim da Paz (Rua do Afeto)

16/04: Bosque das Nascentes (Av. José Veríssimo – Antônio Zanaga)

18/04: Igreja do Bairro Jardim Mirandola (Rua Ravena esquina com a Rua Bergamo)

19/04: Cruzamento da Rua José Batista da Silva Filho com a 1º de Março – Asta 3 / Jardim Novo Paraíso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: