De bichinho elegante a animal de rua

10 jan

Dar de presente um bonito girassol, chocolates ou um cãozinho caro virou moda. Mas às vezes o presente não cabe no nosso cotidiano. Ai os girassóis morrem e o chocolate alguém come; mas os cãezinhos… Costumam ser abandonados.

A médica veterinária Adriana Maria Lopes, alerta para o perigo do consumo de animais por impulso, e a consequente superpopulação de animais de rua que isso vem criando.

“Os órgãos públicos devem desenvolver ações com vistas ao controle do comércio de animais, associados aos programas educativos, de forma a coibir a aquisição de animais por impulso. Pesquisas ainda em andamento apontam que, uma grande contribuição para populações de animais sem controle, são as crias indesejadas abandonadas.”

A Lei Municipal nº. 13.131, de 18 de maio de 2001, disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos no Município de São Paulo. O Programa Saúde do Animal, instituído por esta lei, tem como objetivo diminuir o número de cães e gatos abandonados e submetidos à eutanásia na cidade.

Isso sem falar da diminuição de ocorrências como ataques de cães e do risco de transmissão de zoonoses. A regulamentação conta com cinco pilares: educação em posse responsável; esterilização em massa de cães e gatos; registro de animais; adoção responsável e incentivo à criação de leis que deem suporte a essas ações. As informações são parte de artigo ‘Controle Populacional de Cães e Gatos – Aspectos Técnicos e Operacionais’ de Adriana Maria Lopes.

O artigo enfatiza que cabe ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a execução de um programa permanente de controle reprodutivo de cães e gatos em parceria com universidades, estabelecimentos veterinários, organizações não governamentais e a iniciativa privada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: